CONHECENDO E INDICANDO O RIBBONs

02/02/2012 14:15

Como já tivemos a oportunidade de escrever neste blog, a etiqueta tem sido apontada como o primeiro suspeito numa situação em que a impressão ocorreu de maneira insatisfatória. Em muitos casos, o fornecedor da etiqueta é simplesmente cortado devido à má aparência dela após receber a impressão por termo-transferência.

 

A salutar pergunta que fazemos é:

Será que o ribbon foi indicado e escolhido da forma adequada? A temperatura da impressora foi estabelecida corretamente? Algum usuário adulterou a configuração dessa impressora? Para entendermos claramente o funcionamento dessa tríade (etiqueta, impressora e ribbon), precisamos conhecer cada elemento isoladamente e iniciaremos pelo ribbon.

 

Tecnicamente, Ribbon é uma película de transferência térmica formada por uma base de poliéster e uma aplicação de “tinta” (cera, resina ou mista), utilizada nas impressoras TT (Transferência-Térmica), para a impressão de dados alfanuméricos (fontes, números, lotes, data de validade, rastreamentos, etc.). Através do aquecimento da cabeça de impressão ou cabeçote, ocorre o derretimento dessa “tinta” que é transferida ao substrato (papel ou filme).

 

São fabricados internacionalmente sendo apenas cortados e distribuídos no Brasil, sendo classificados em três categorias: Cera, Resina e Misto, conforme mencionado acima. Em qualquer deles teremos as duas substâncias (Cera e Resina); porém, é a proporção entre elas que determinará sua classificação. Assim, se houver mais Cera do que Resina consideramos Ribbon de Cera, ou vice-versa. Quando a quantidade entre ambos for equilibrada, consideramos como Ribbon Misto.

 

Quando aplicar Ribbon de Cera?

Em aplicações de uso geral, ou seja, em papéis que exijam pouca durabilidade nos dados e não necessitem de alta resistência a abrasivos, arranhões, esfregões, etc. Por exemplo, em etiquetas de transporte, caixas de papelão, etc.

 

Quando aplicar Ribbon Misto?

Em aplicações que exijam maior durabilidade nos dados e necessitem de alta resistência. Podemos aplicá-lo em papéis ou filmes. Ideal para impressão de código de barras, imagens ou logotipos. Os frigorífico utilizam muito esse tipo de ribbon. Por ser um pouco mais caro, agrega valor ao produto, porém garante uma performance superior ao de cera quando aplicados no frontal ideal.

 

Quando aplicar Ribbon de Resina?

Em aplicações muito especiais que exijam, além de durabilidade nos dados, resistência à água, vapores, produtos químicos, frio, calor e necessitem de alta resistência a abrasivos, arranhões, esfregões, atritos etc. Qualquer aplicação que se exponha à ambientes extremos, isto é, sol, chuva, calor, entre outros. Além da indústria química, os laboratórios consomem muito esse produto. Ideal para uso em etiquetas em filmes como Poliéster.

 

O importante nisso tudo é que, se um ribbon não for de substância correta para a ancoragem (fixação), no frontal da etiqueta você terá problemas do tipo: Etiqueta borrada, impressão muito clara, ausência de regularidade ou pior, se precisar imprimir um código de barras, não conseguirá a leitura inequívoca posteriormente pois a impressão estará totalmente comprometida.

 

Dica de Ouro:

Antes de condenar uma etiqueta verifique se o ribbon utilizado é o correto e em que temperatura sua impressora está trabalhando. Às vezes, você conseguirá o desempenho que procura simplesmente aumentando ou diminuindo a temperatura da cabeça de impressão, a velocidade do equipamento ou trocando um ribbon de Cera por um de Resina. E sempre busque a procedência do ribbon que utiliza em seus processos. Não adianta nada economizar alguns reais (centavos), comprando um ribbon “baratinho” e comprometer todo o seu processo, ficando noites e noites sem dormir e buscando o culpado porque a etiqueta não recebeu a informação do ribbon.

 

 

 

Autor: Jessé Odilon Rodrigues

Marketing Analyst da Gomacol